Encontrado em óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas e em algumas frutas, o ativo Linalol é um monoterpeno que possui o potencial de melhorar a sua saúde e bem-estar. Ele está presente na lavanda, na pimenta, no louro, no orégano, no limão, no gengibre, na canela, no hortelã, no alecrim e em muitas outras ervas e alimentos.
Na indústria cosmética, ele ajuda a compor fragrâncias, mas os seus benefícios vão muito além de conferir perfume aos cosméticos e itens de higiene. O ativo Linalol também possui propriedades terapêuticas exploradas pela aromaterapia para equilibrar corpo e mente de forma natural.
Mas, quais são as verdades sobre esse ativo? E quais os mitos que o cercam? Se você também compartilha das mesmas dúvidas, recomendamos que acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai conhecer algumas verdades e mentiras sobre o ativo Linanol e como ele pode de fato contribuir para a sua saúde física e emocional.
Ativo Linanol só pode ser usado como fragrância
Mito. Estudos comprovam que as propriedades terapêuticas do ativo Linalol também beneficiam corpo e mente. Só para se ter uma ideia, o ativo ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, a regular a pressão arterial e a amenizar dores crônicas.
Na pele, seus efeitos são ainda mais relevantes. O ativo ajuda a combater os radicais livres, prevenindo flacidez, rugas, manchas e linhas de expressão.
Combate mosquitos e outras pragas
Verdade. Mas não somente as larvas do mosquito da dengue, como também pragas e fungos. E isso, graças às propriedades inseticidas do ativo, que o transformam em uma alternativa natural ao uso de inseticidas químicos.
Ajuda a acalmar emoções e pensamentos
Verdade. O ativo Linalol também possui propriedades que promovem o bem-estar emocional. Seu aroma amadeirado, floral e refrescante ajuda a equilibrar as emoções, melhorar o humor, aquietar os pensamentos e enfrentar os desafios do dia a dia com mais serenidade. É graças a ele que o óleo essencial de Lavanda transmite calma e relaxamento.
Ativo Linanol só é encontrado no óleo essencial de Lavanda
Mito. Apesar de ser encontrado nessas duas opções de óleos essenciais, o ativo Linanol também pode ser encontrado em outras composições, a saber:
- Óleo essencial de Bergamota: no campo emocional, ajuda a recuperar a autoestima, melhora a autoconfiança, promove alegria e afasta pensamentos e comportamentos negativos. Na pele, equilibra a oleosidade, ajuda a desintoxicar o sistema linfático e previne celulite.
- Óleo essencial de Manjericão: é indicado para melhorar a concentração e o foco. Em aplicações cosméticas ameniza acnes, espinhas e manchas e deixa os cabelos com mais brilho.
- Óleo essencial de Sálvia Esclareia: no campo emocional, atua como equilibrante emocional e auxilia a ter mais autoconfiança e vontade de realizar. Na pele, ajuda a reduzir os poros, prevenindo rugas e acnes. Além disso, auxilia no fortalecimento e crescimento dos fios de cabelo.
- Óleo essencial de Petitgrain: ajuda a melhorar a autoconfiança, trabalha o complexo de inferioridade e ameniza o esgotamento, a tristeza e a solidão. Além disso, ajuda a clarear manchas de acnes, irritação e vermelhidão da pele e estrias.
Agora que você já conhece os mitos e verdades do ativo Linalol, já pode escolher o óleo essencial ideal para cuidar da sua saúde e beleza. Na Loja Phytoterápica você encontra vários produtos naturais para ter uma vida com mais equilíbrio físico e emocional. Acesse e confira!
Phytoterápica adverte:
A aromaterapia é uma prática integrativa e complementar, onde é possível usar os benefícios dos óleos essenciais para o bem-estar. Porém, não é indicado que o tratamento convencional, com o seu médico, seja suspenso.