Você já ouviu falar sobre os óleos vegetais? Eles fazem muito bem para a saúde e podem ser utilizados na gastronomia, na aromaterapia e até mesmo em banhos. Extraídos das plantas, eles são naturais e em sua grande maioria não possuem contraindicação.
Sabendo da grande diversidade da flora brasileira, não é difícil imaginar que também existem vários óleos vegetais com origem na nossa floresta amazônica. Conheça a seguir os principais e tudo o que eles podem fazer pela sua saúde e beleza.
Principais óleos vegetais de origem amazônica
Como citamos anteriormente, o Brasil possui uma grande variedade de plantas. De acordo com um estudo realizado em parceria com a Agência FAPESP, só na Amazônia existe uma diversidade de cerca de 14.003 espécies de plantas com sementes.
Nesse sentido, fica fácil perceber que é possível extrair óleos vegetais poderosos de todos esses exemplares, mas com uma grande diferença. Ao contrário dos outros óleos, os amazônicos são extraídos por comunidades rurais, o que ajuda a preservar as propriedades dos produtos. Confira a seguir os mais utilizados.
Óleo de açaí
Se você adora um açaí com granola, deve saber o quanto o fruto dessa planta é nutritivo, saboroso e saudável. Contudo, o que talvez você não saiba é que ele compõe a lista dos óleos vegetais amazônicos benéficos para a saúde.
Só para se ter uma ideia, o açaí possui cerca de 30 vezes mais antioxidantes que a uva. Além disso, a fruta também possui altos níveis de ácidos graxos essenciais, que fazem muito bem para a saúde. Ainda, é rica em ômega 9, ômega 6 e vitaminas A, D e E. Por isso, na forma de óleo, é recomendada para hidratar a pele e os cabelos, bem como ajudar a tratar inflamações.
Buriti
Já o buriti é um fruto de cor avermelhada, retirado de uma palmeira que pode crescer até 30 metros de altura. Dele se extrai o óleo vegetal de buriti, que assim como o óleo de açaí também integra a lista de óleos vegetais amazônicos. Além do Brasil, a palmeira também é encontrada na Venezuela e em Trinidad e Tobago.
A princípio, o óleo de buriti é muito utilizado em tratamentos para a pele, pois a deixa com aparência revitalizada e saudável. Além disso, ele também contém propriedades de proteção solar, e por isso, ajuda a evitar manchas e sardas. Rico em betacaroteno e ácido graxo oleico, ele também é indicado para o cuidado com os cabelos.
Andiroba
Também chamada de andirova, angirova e purga-de-santo-inácio, a Andiroba é uma árvore de grande porte, pertencente à família das Meliáceas. Do seu fruto extrai-se o óleo vegetal de Andiroba, que possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e até mesmo inseticidas.
Sendo assim, o seu uso é muito indicado para hidratar a pele e os cabelos, tratar a celulite, ajudar a tratar a dermatite, edemas e inchaços. Por conter limonoides em sua composição, esse é um dos óleos vegetais de origem amazônica que também atuam como repelente natural.
E você já usou algum desses óleos vegetais? Então conta para a gente nos comentários qual é o seu preferido!