Você certamente já se sentiu ansioso alguma vez na vida, não é mesmo? Várias situações estimulam o surgimento da ansiedade, como a espera por uma notícia, a presença de algo novo ou o receio de realizar alguma atividade. Esse é um sentimento saudável para a vida humana, pois ajuda a prever perigos e ter precaução em muitas situações do dia a dia.
Entretanto, quando esse sentimento toma maiores proporções e acaba atrapalhando a rotina e o bem-estar da pessoa, é preciso ficar atento. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, cerca de 18,6 milhões de brasileiros, que representa 9,3% da população.
Apesar de ser um problema recorrente no país, ainda há um certo receio em buscar ajuda para diminuir a ansiedade. O apoio psicológico de profissionais e tratamentos com ativos naturais podem ajudar a minimizar os sintomas que tanto incomodam e atrapalham a vida de quem possui transtorno de ansiedade.
Para auxiliar quem busca alternativas para diminuir a ansiedade, listamos na sequência deste artigo 2 dicas de como aliviar os sintomas desse problema utilizando ativos naturais. Não perca!
1. Inclua os chás em sua rotina
Quando utilizados corretamente e na dose certa, os ativos naturais são grandes aliados para quem precisa de ajuda para diminuir a ansiedade. Por isso, incluir os chás com ação calmante em sua rotina é uma excelente escolha. Muitas pessoas não estão familiarizadas com a ingestão diária de chá. Se esse é o seu caso, a dica é começar de forma gradual.
Substitua ao menos uma dose do seu café diário por uma xícara de chá com função calmante. No início, pode ser um pouco difícil, ainda mais para quem está acostumado com o café. Mas, com o tempo você aprenderá a desfrutar dos sabores e aromas dos chás. Outra dica é ingerir o chá no período noturno, pois muitas pessoas precisam diminuir a ansiedade ao anoitecer para não sofrer com a insônia.
Chás calmantes que você deve experimentar:
- Camomila
- Cidreira
- Maracujá
- Erva-Doce
- Valeriana
- Mulungu
2. Desfrute dos benefícios da aromaterapia para ajudar a ter uma noite tranquila
Além dos chás que são ótimos ativos naturais para relaxar, há também uma prática muito interessante e que auxilia no bem-estar geral das pessoas: a aromaterapia. Por meio dos óleos essenciais utilizados em aromatizadores de ambiente, na inalação ou em banhos terapêuticos, é possível aliviar tensões do dia a dia, nervosismo, insônia e demais sintomas comuns da ansiedade.
Para ter todos os benefícios da aromaterapia é preciso selecionar os óleos essenciais que possuem ação calmante, ajudando no relaxamento da mente e do corpo de forma natural. A seguir, listamos os principais óleos que exercem essa função:
Apresentamos no artigo de hoje 2 dicas para auxiliar a ter uma boa noite de sono com os ativos naturais presentes nos chás e na aromaterapia com óleos essenciais selecionados para essa função. Se você quer continuar ampliando os seus conhecimento sobre alternativas de terapias naturais, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.