A árvore de sândalo é usada nas regiões do Oriente há milênios tanto para rituais quanto para tratamentos de saúde. De origem indiana, as propriedades da Santalum álbum são conhecidas na aromaterapia por seus efeitos calmantes.
Intensamente perfumado, o óleo essencial de sândalo é muito usado na perfumaria como fixador. Entre seus múltiplos benefícios, o sândalo ainda incrementa a beleza da pele e dos cabelos.
Confira agora mesmo 5 maneiras de usar o óleo essencial de sândalo na prática.
1 – Use o óleo essencial de sândalo para embelezar pele e cabelos
Quando empregado na pele, o óleo essencial de sândalo estimula a circulação, ameniza linhas de expressão e flacidez. Por melhorar a produção de colágeno e elastina, o óleo é conhecido por rejuvenescer a pele.
Também auxilia no tratamento da pele seca ou que sofre de acne. Uma dica é fazer vaporização facial. Encha uma tigela com água quente (cuidado com a temperatura), pingue 3 gotas do óleo, misture e aproxime o rosto com cuidado. Permaneça por 5 minutos.
Nos cabelos, o produto dá brilho e combate o ressecamento. Misture 1 ou 2 gotinhas no creme finalizador ou creme para pentear. Outra forma simples de se beneficiar das propriedades do sândalo é adicionar algumas gotas no xampu ou no condicionador que você usa diariamente.
2 – Inspire o aroma do sândalo para melhorar o humor
Entre as propriedades do aroma de sândalo na aromaterapia, está a contribuição para o equilíbrio e conforto emocional. Uma forma de aproveitar tais benefícios para melhorar seu humor é aplicando 1 ou 2 gotas do óleo essencial na palma das mãos, junto com algumas gotas de óleo vegetal como base carreadora. Em seguida, massageie os ombros.
Você sentirá os efeitos positivos no seu estado de ansiedade. Na aromaterapia, o óleo essencial de sândalo ajuda a proporcionar grande auxílio no equilíbrio emocional.
3 – Empregue o óleo para fazer um spray aromático
O óleo essencial de sândalo é um ótimo fixador, podendo usá-lo em sinergia com os óleos essenciais de Lavanda e Bergamota. Borrife nas cortinas, nas gavetas de roupas ou nos lençóis.
4 – Pulverize o óleo essencial para florescer o jardim
Estudos recentes comprovam que o uso do óleo de sândalo traz efeitos positivos sobre as plantas. Pulverize um pouco o produto nas espécies e confira os resultados. O aroma reduz o estresse ambiental e ajuda as plantas a crescerem melhor, mais bonitas e mais fortes.
5 – Concentre-se na meditação com o aroma do sândalo
O aroma do óleo essencial de sândalo estimula a calma e estados mentais serenos, ideais para praticar meditação. Não por acaso os indianos usam o sândalo em suas atividades espirituais, usando-o para perfumar os templos. Use um difusor para espalhar o perfume no local onde costuma meditar.
Essas são algumas das diversas formas de usar o óleo essencial de sândalo. Com diversas propriedades, o aroma do óleo tem entre seus principais benefícios o aumento do relaxamento e do bem-estar. Lembre-se que poucas gotas já garantem o efeito sobre o organismo, não havendo necessidade de aumentar as doses recomendadas.
Essas dicas para usar o óleo essencial de sândalo no auxílio de tratamentos foram úteis para o seu bem-estar? Então siga a gente no Facebook e no Instagram para conhecer mais sobre a aromaterapia!